IA com ciência no Ensino Superior
Prompt-EDU é o roteiro de práticas educacionais com IA que fundamenta todo o trabalho de formação docente do Grupo de Pesquisas Academ-IA GPT para Docentes. Este roteiro combina princípios de Engenharia de Prompt em um guia prático para a redação dos prompts educacionais, baseados nas melhores práticas para otimizar o desempenho da IA em contextos educacionais específicos. Aqui você tem acesso à visão geral da IA na Educação, além de acesso ao texto do artigo na íntegra.
A integração da Inteligência Artificial (IA) na educação transformou o Ensino Superior de maneiras profundas e irreversíveis. Diante dessa revolução, é essencial que professores e estudantes compreendam como funcionam as boas práticas associadas à sua utilização nos processos de estudar, aprender e ensinar, já que é este diferencial que fará com que extraiam o máximo proveito dessa tecnologia.
Um aspecto crítico nesse processo é o letramento em IA, que envolve a compreensão de conceitos básicos da Engenharia de Prompt, um dos pilares para uma comunicação eficiente com modelos de IA, como o ChatGPT.
UM EXPERIMENTO REVELADOR
O artigo "PROMPT-EDU: Roteiro de Comandos de Ajuste Fino para ChatGPT" explora as melhores práticas de uso da IA no contexto educacional, destacando a necessidade de que docentes devem compreender como redigir prompts estruturados de forma eficaz: esse é o roteiro Prompt-EDU. Esses comandos guiam o comportamento da IA, determinando como ela responderá a diferentes tarefas e que, se bem elaborados, permitem que a IA generalize respostas mais precisas e contextualmente mais adequadas.
CLIQUE AQUI para acessar o artigo científico, com o texto na íntegra, sobre o Roteiro Prompt-EDU: um experimento controlado que revelou segredos para estabelecer práticas que hoje consagram o uso da IA nos espaços educacionais.
O QUE É ENGENHARIA DE PROMPT?
Ciência que emergiu com a Era das Tecnologias por IA, Engenharia de Prompt refere-se à ciência de criar instruções claras e eficazes para que os modelos de IA, como o ChatGPT, compreendam plenamente o foco das tarefas atribuídas. Usando as estruturas e sequenciamento corretos, tipos de prompts combinados a elementos específicos de contextualização e significados melhoram o ajuste fino da conta de IA.
Em abordagens educacionais, isso significa que professores devem saber como formular perguntas e comandos que gerem resultados mais relevantes para suas necessidades no processo ensino-aprendizagem. Compreendendo e aplicando com eficácia, os professores são capazes de ensinar seus estudantes e, assim, o uso da IA na formação educacional ganha melhores contornos de prática, ética e resultados.
O artigo Prompt-EDU destaca que essa prática é essencial para otimizar o Fine Tuning (FT) do modelo de IA, ou seja, ajustá-lo de acordo com as necessidades específicas do processo educacional. Isso significa que, ao aprender a redigir prompts adequados, professores podem garantir que as respostas da IA se alinhem cada vez mais com o que eles esperam, evitando o fenômeno de "alucinação", que aparece quando a IA gera informações incorretas ou irrelevantes por falta de clareza nos comandos.
Esse artigo nasceu muito antes de sua publicação. A primeira versão desse experimento foi apresentada no I Simpósio sobre Inteligência Artificial na Educação, promovido pela Faculdade de Educação da Unicamp, em Junho/2023. O evento teve transmissão online e a apresentação do artigo está no nosso canal do YouTube: CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR o vídeo da apresentação do desenho experimental desse artigo, naquele evento.
IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO EM IA
O letramento tecnológico é mais do que apenas saber usar a tecnologia: trata-se de entender como ela funciona para aplicá-la de forma estratégica e consciente. O artigo reforça a ideia de que a Engenharia de Prompt é uma nova habilidade, que deve ser ensinada nas instituições de ensino superior, tanto para professores quanto para estudantes.
A competência gerada pela combinação entre a habilidade de boas práticas de prompt, somada ao desenvolvimento de perguntas claramente estruturadas, conduz o uso da IA de maneira mais segura e eficaz, potencializa o aprendizado e reduz os riscos de má interpretação das ferramentas tecnológicas.
Com a rápida evolução das tecnologias de IA, docentes que dominam esses princípios são capazes de oferecer uma curadoria de experiências educacionais mais personalizadas e interativas, adaptando as respostas da IA a necessidades específicas de disciplinas e áreas de estudo.
Além disso, esses educadores são capazes de otimizar o uso da IA de tal modo que facilite o desenvolvimento de habilidades cognitivas avançadas, como comunicação, análise crítica, síntese e avaliação. A base dessa conquista, apontada pelo artigo, está no uso estratégico da Taxonomia de Bloom como referencial de verbos para a ação didática.
LEIA ESTE ARTIGO PORQUE...
O estudo Prompt-EDU traz insights e ideias sobre como estruturar prompts eficazes para integração da IA no contexto educacional:
1. Uso da Taxonomia de Bloom: a aplicação dessa taxonomia na criação de prompts educacionais ajuda a IA a entender com mais clareza os objetivos cognitivos esperados, como a análise ou a criação, otimizando o fine-tuning e a capacidade da IA de fornecer respostas mais adequadas.
2. Demo-CoT e ICL: o texto explica a importância de estruturar os prompts de maneira sequencial e lógica, utilizando estratégias como Chain of Thought (CoT) e In-Context Learning (ICL), que ajudam a IA a processar informações complexas de forma mais eficiente e precisa.
3. Viés de Idioma e Tradução: Uma questão importante abordada é o viés que surge quando prompts são formulados em idiomas diferentes do inglês. O artigo recomenda a escolha cuidadosa de palavras e verbos, especialmente no português, para mitigar erros e melhorar o entendimento da IA, especialmente em contextos educacionais.
4. Personagens Educacionais: um experimento interessante descrito no artigo exemplifica uma simulação experimental imersiva de diálogo hipotético entre Paulo Freire e Mark Zuckerberg, ilustrando como a IA pode ser usada de maneira criativa para explorar diferentes perspectivas educacionais e tecnológicas.
Ao entender e aplicar essas práticas de Engenharia de Prompt, descritas no artigo, professores poderão ensinar com mais eficiência, preparar seus estudantes para interagir com a IA de maneira crítica e produtiva e desenvolver novas habilidades para uso educacional.
Este artigo (e muitos outros) estão na Biblioteca Digital Docênc-IA.flix, exclusiva para assinantes da única plataforma de formação docente especializada.